2 de novembro de 2013

Celebração da vida e da esperança - Dia de Finados

DSC07788

Neste sábado, 02 de novembro de 2013 ,as 6:30h da manhã foi celebrado a Missa de Finados no Cemitério do Parque de Exposição , celebrado pelo o Padre Flavio Santiago, pároco da Paróquia São Francisco de Assis.

No dia 2 de novembro, celebramos de modo especial a memória dos nossos irmãos já falecidos, rogando a Deus por eles. A liturgia realça a ressurreição e a vida, tendo como referência a própria ressurreição de Cristo. Embora sintamos a morte de alguém, acreditamos na vida eterna. Por isso Santo Agostinho nos recomenda: “Saudade sim, tristeza não.”

DSC07776Pe. Flávio Santiago, relatou: “ Dia dos fieis falecidos que morreram e foram sepultados fazendo memória e trazendo recordações, não para lamentar embora machuque, nós fazemos memória rezando, pois acreditamos na ressurreição, pois concluída nossa peregrinação nós somos destinados a retornar a nosso criador que esta depositado em nossos corações com todas a fibras do nosso ser. E como nós podemos perceber que está dentro de nós? Com a saudade, sentimento interessante, quando tem bem querer, quando não tem amor não tem saudade. Nós temos sede de desejo, desejo de Deus que foi depositado em nossos corações.”

A lembrança dos falecidos sempre esteve presente nas celebrações da Igreja, com um momento especial na missa, desde início do cristianismo. Já no primeiro século, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitavam os túmulos dos mártires nas catacumbas para orar por eles. No século IV, já se encontra a memória dos mortos na celebração da missa. Desde o século V a Igreja dedica um dia por ano para fazer oração por todos os falecidos. Mais tarde, fixou-se o dia 2 de novembro como dia especial de oração pelos mortos.

Ainda hoje, sábado 02 de novembro 2013, a partir das 19h acontecerá a MISSA DE FINADOS na igreja de São Francisco de Assis no bairro Junco.