29 de março de 2014

CRISTO CRUCIFICADO

image

A cruz de Cristo é um símbolo impactante para o cristão católico, pois este lhe fornece o mistério da fé, que é aquele que venceu a morte e nos convida para abraçarmos a cruz. “Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim”.( Mt. 10,38). Também encontramos: “Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16, 24.) Muitos, ainda hoje dizem que a cruz é um símbolo pagão e que não deve ser usado, contudo estes mesmos se esquecem que com Jesus o símbolo CRUZ ganhou um novo significado.

A Cruz assim vai recorrendo durante o processo histórico um novo significado, sendo que para os romanos era sinal de execução e morte, mas após a ressurreição de Cristo ela vai tomando um teor de salvação e convite para nós cristãos católicos abraçarmos a nossa Cruz. O olhar esta não apenas para o sofrimento, mas para a vitória após este suplicio. Assim o convite de Jesus proposto em Mt. 5, 48 se faz presente: "Sede santos, assim como vosso Pai celeste é santo". Nesse trecho entendemos o processo de santidade que não se da do dia para a noite, mas a partir de um processo de transformação do sujeito, é o que vemos nas histórias de grandes santos da igreja, por exemplo, São Francisco de Assis, Santa Teresinha de Jesus, Santa Teresa D’Avila e muitos outros. Na Cruz de Cristo, está todo o amor de Deus, a sua imensa misericórdia. E este é um amor em que podemos confiar, em que podemos crer. Queridos jovens, confiemos em Jesus, abandonemo-nos totalmente a Ele (cf. Carta enc. Lumen fidei, 16)

O que acontece é que em tempos em que vivemos é muito difícil adentrarmos na proposta de Jesus, mais fácil é entramos no individualismo e em conceitos pouco fundamentados, levando para uma óptica pós-moderna contra a proposta do próprio Cristo, pois preferimos o conforto da existência ao desgarramento de si para abraçar a Cruz. Infelizmente sabemos que a o processo catequético ainda deixa a desejar, contudo já houve muitos avanços no processo de acessibilidade como o CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA, COMPÊNDIO, DOCUMENTOS DA IGREJA E MUITOS OUTROS.

Disponíveis diversas obras o que falta agora ao leitor é ler e refletir, procurando não apenas fixar-se no sofrimento demonstrado pela imagem do Cristo Crucificado, que por si já nos coloca em um plano de piedade, submissão a Deus nosso Pai.

Oração: Senhor Jesus obrigado por nos proporcionar momentos tão ricos de vivenciar a sua presença no meio de nós pelas diversas atividades sua Igreja nos proporciona. Dai-nos a graça de sempre abraçarmos a sua Cruz para podermos entender sempre o seu projeto em nossas vidas Amém.

Ricardo de Moura Borges

Formado em Filosofia pelo ICESPI

Licenciando em História pela UFPI – Campus Picos – 6 período.