28 de setembro de 2014

Terceiro dia de novena a São Francisco de Assis: a comunidade reflete sobre o mistério da sacramental da salvação

DSC02612_thumb1
A Igreja é sacramento universal de salvação” (LG 9). É com esse tema que a comunidade da Paróquia de São Francisco de Assis reza o terceiro dia do novenário do seu 32º festejo. Este ano de 2014, os festejos tem como lema central “Cristo, luz dos povos. Igreja, luz de Cristo” (LG1).
O Movimento dos Homens que Rezam o Terço das comunidades do Bugi e Paraibinha, com a oração do santo terço, motivou a comunidade a rezar o terço como atitude de prepara para refletir o tema da terceira noite de novena, presidida por Pe. Flávio Santiago e a pregação fora realizada pelo Diác. Raimundo Reis, da Arquidiocese de Teresina.
No ato penitencial refletiu-se sobre as vezes que não fomos sinal de salvação para o contexto em que vivemos. Com atitude de penitenciar-se, o tema da celebração vai interiorizando nos paroquianos o reconhecimento de que Jesus, em sua infinita misericórdia, perdoa a todos nós de forma acolhedora, fazendo-nos participantes de sua Igreja e do seu projeto de Salvação.
O momento litúrgico foi animado pelos jovens que entraram com a Bíblia e jovens do Grupo de Jovens REC e Grupo de Acólitoscom velas acesas reforçam o tema central do novenário em honra a São Francisco, pois a Palavra (Cristo) é luz dos povos, ficando dessa forma uma mensagem também de que a juventude da Paróquia reconhece essa luz em suas vidas.
A pregação do Diác. Raimundo inicia-se com a explicação do termo sacramentum, que de acordo com o significado no latim significa acordo e no grego significa mistério. Portanto, o sacramento é um sinal de Deus, sendo a Igreja um sacramento de salvação porque ela nos faz lembrar de Deus da salvação do seu povo. Fazendo referência à primeira leitura, o pregador traz a ação de João no livro do Ap. 7, 9-10:
DSC02635_thumb1
“Eu vejo”, afirma ele que somos seres sensitivos e os sacramentos se dão por meio de uma matéria ou de uma oração. São João viu uma multidão “vestes brancas”. A reflexão fora direcionada para o sacramento do batismo, com o qual Deus nos chama a ser cristãos, como primeiro chamado. Mas na vida cristãs há outros chamados e um deles é o de ser profetas. No Evangelho de Lucas 3, 1-6 o apóstolo indica como o povo deveria de agir diante do chamado de Deus “endireitar os caminhos do Senhor “ e como consequência dessa ação seria a de que “todo homem será salvo”.
Destacou que pelos sacramentos da igreja teremos um encontro pessoal com Jesus tornando nossa vida um sinal de salvação. Chamou atenção também as vocações a exemplo do Diaconato, como ministério importante da Igreja, também descrito no documento Lumem Gentium (9), aprovado pelo Concílio Vaticano II, o qual reestabeleceu esse serviço para a Igreja em período de grande expansão da Igreja.
Como sinal concreto, foi ofertado no altar do Senhor sinais de salvação em nossa comunidade, a Casa Aliança e o Abrigo Joaquim Monteiro, a estola roxa, sinal de reconciliação com Deus e com a Igreja, além do Pão e do Vinho como sinal máximo do sacrifício de Jesus que se doou para a nossa salvação.
A novena seguiu com os ritos da comunhão e como ação de graça o Terço com os Homens faz, como no dias anteriores, um momento mariano, como reconhecimento de Maria, mãe da Igreja.
Após missa -  novena  aconteceu a tradicional quermesse, ao lado da Igreja e prestigiar atração da noite que ficou por conta dos Cledimilton  e Banda .
O Novenário de São Francisco de Assis acontece durante o período de 25 de Setembro a 03 de Outubro, encerrando no dia 04 de Outubro.