24 de janeiro de 2015

Em entrevista: Amós Santiago fala sobre sua decisão de ser Padre

DSC04865

Na ultima quinta-feira, 22 de janeiro de 2015, aconteceu a missa de envio na paróquia São Francisco de Assis no bairro Junco, celebrada pelo Pe. Flávio Santiago .

Em entrevista ao Josimar Santanna membro da Pascom Junco, Amós Santiago, fala sobre a emoção da missa e envio, e sobre a sua decisão de ser Padre.

Entrevista: Pascom Junco

Como você descobriu que o Sacerdócio é sua vocação?

Conforme tenho escutado dos religiosos e consagrados que conheço, a vocação é algo que está enraizado em nós, desde a tenra idade; então, na verdade, esse chamado já existe em nós e vai sendo descoberto ao longo de nossa vida, com os sinais e revelações de Deus. Observando a minha história, desde a minha infância, em que eu falava e brincava de ser padre, e observando várias situações que vivi e caminhos que percorri até hoje, senti que os dons que recebi serão melhor vividos através do sacerdócio, servindo ao próximo como um consagrado. Até as experiências desagradáveis que às vezes passei me levaram a crer nisso. Então, há cerca de dois anos fui sendo orientado por Padre Flávio, o diretor espiritual essencial neste processo, e fui me colocando profundamente na escuta e na oração para discernir melhor o que Deus queria para minha vida. Então, a cada dia me sentia muito confirmado nesta vocação específica e fui tomado de uma grande alegria por me decidir pela vida religiosa.

Qual o nome da Congregação e qual cidade ?

Estive sendo acompanhado desde o ano de 2013 pelos padres e irmãos da Congregação dos Salesianos de Dom Bosco, comunicando-me e participando de encontros e retiros. É uma congregação magnífica, que hoje existe em mais de 130 países. Esta congregação foi fundada por um grande santo de nossa Igreja, São João Bosco, que viveu em Turim – Itália, no século XIX e por seus esforços pela juventude sofrida da época recebeu o título de “Pai e Mestre da Juventude”. O carisma salesiano consiste justamente em trabalhar pela salvação do próximo, em especial os jovens, servindo com alegria e dinamismo, para que eles sejam felizes no tempo e na eternidade, com foco na educação e também na missão. Ingressarei na experiência religiosa na casa de formação da Inspetoria Salesiana do Nordeste, em Jaboatão dos Guararapes/Recife – PE.

Como foi para você a missa de envio?

Foi antes de tudo, uma experiência muito feliz, sobretudo porque na ocasião eu estava rendendo louvores a Deus pelo dom de minha existência, celebrando meu 23º ano de vida; não encontrei forma melhor de celebrar isso a não ser com o Banquete Eucarístico. Foi muito comovente ver reunidas tantas pessoas, da comunidade do Junco e Parque de Exposição, meus familiares e amigos, colegas de tantos estudos, trabalhos e missões, pessoas vindas até mesmo de outras cidades... A presença de cada uma delas foi para mim um voto de confiança e confirmação na vocação, o que me faz profundamente grato e responsável por tudo quanto eu devo fazer para cumprir fielmente a vontade de Deus. Participamos de uma celebração muito serena, uma liturgia muito bem organizada, onde meus pais me ofertaram no Altar do Senhor. Tudo terminou de uma forma maravilhosa, com uma confraternização, e eu me sinto muito abençoado e fortalecido para seguir adiante na decisão. É indizível a minha gratidão por tudo e por todos, especialmente à Paróquia de São Francisco de Assis e o tão estimado pároco, Padre Flávio Santiago.

Qual será a próxima etapa, após a  Missa de Envio?

Nos próximos dias, ainda em janeiro, seguirei para a casa de formação, sendo admitido como aspirante interno e logo depois como pré-noviço. Este primeiro ano será de adaptação à vida religiosa, com disciplinas introdutórias do carisma salesiano e introdução à vida devota. Sendo confirmado, poderei ingressar no noviciado, que durará mais um ano. Em seguida, darei prosseguimento nos estudos de filosofia, experiências de missão e tirocínio, e enfim os estudos de teologia, para então ser ordenado sacerdote, conforme a vontade de Deus.

Qual sua mensagem para sua família, amigos, e as pessoas que lhe ajudaram neste momento de decisão?

Se estou me entregando nessa nova missão tão radical, é por amor a Jesus Cristo, que me resgata e me chama a servir, porque “há muitas pessoas morrendo de sede, enquanto os potes da Água Viva estão transbordando...” Também é por amor a minha família e a meus amigos que sigo e desejo, intensamente, entregar meu coração e nele cada uma dessas pessoas especiais no Altar do Senhor, a cada dia. Como uma ponte sobre as águas turbulentas da vida, eu desejo me deitar, para que todos nós passemos e encontremos a capacidade e a fé de viver feliz, neste tempo e na eternidade.

Além de agradecer a todos, gostaria de pedir duas coisas: primeiramente perdão; perdão pela incompreensão, por meus excessos e ausências, os erros, todo sentimento mesquinho e a dor que, por ventura, gerei ao longo deste processo de discernimento... Entendam que essa obscuridade é resultado da poeira de minha vida em construção e da fumaça de meu coração inflamado no fogo do amor de Jesus... E, às vezes, se cheguei a ferir alguém, é porque não encontrei a forma certa de acomodá-lo em meu coração aquebrantado, às vezes cheio de espinhos; mas acreditem que nestes espinhos haviam rosas!

E se posso pedir algo mais, peço que rezem, orem e adorem verdadeiramente ao Senhor da Vida, que está vivo, existe e nos ama, conhece nossos caminhos e nos quer revelar sua Face Misericordiosa. E nesta oração, peçam por mim, que eu seja sempre forte e fiel, e peçam por todas as vocações, todos aqueles que se consagram pelo Reino de Deus e pelo serviço ao próximo.

Jamais esqueçam que estarei acompanhando vocês com minha oração e no meu coração. Perto está quem mora dentro do coração! A distância não é problema, ela apenas indica como é bom estarmos bem juntos!

Então, nos vemos na próxima Eucaristia. Amo vocês! Abraços fraternos!