11 de janeiro de 2017

Paróquia São Francisco de Assis comemora 35 anos de instalação com Fé, Compromisso e Evagelização

Aconteceu nesta terça-feira, dia 10 de janeiro, a missa em comemoração aos 35 anos de Instalação e Criação da Paróquia de São Francisco de Assis, com a participação de vários fieis das comunidades e da paróquia, celebrado pelo o bispo da Diocese de Picos, Dom Plínio José Luz da Silva, concelebrado pelo Padre Sebastião Santos - pároco.

Durante a missa, foram apresentados oficialmente, por meio de um decreto diocesano, com validade por quatro anos, os membros dos conselhos paroquiais: Conselho Econômico-Administrativo Paroquial, Conselho de Pastoral Paroquial e Conselhos de Pastoral Comunitários.

Pe. Sebastião , Pároco da Paróquia de São Francisco de Assis  ressaltou que. “Fazer a memória daquele dia inaugural da criação da Paróquia como uma expressão de Deus que caminha junto ao seu povo na dinâmica do Reino que pede operários para trabalhar na sua messe; celebrar com alegria e entusiasmo os frutos da missão que nos fora confiada e, por fim, agradecer a todos os que fizeram e fazem parte da caminhada cristã, na missão, formação e evangelização desta paróquia”.

Em um dos momentos de emoção e alegria foi a ação de graças, onde foram convidados  em procissão 35 pessoas com a imagem de São Francisco de Assis, que fizeram e que ainda fazem parte da caminhada da Paróquia de São Francisco de Assis, quando todos já estavam na frente do altar a comunidade cantou os parabéns com a oferta simbólica de um bolo comemorativo dos 35 anos da Paróquia.

Após a benção final foi oferecido um lanche no salão paroquial para todos os presentes.

Resumo da História da Paróquia de São Francisco de Assis, bairro Junco-Picos-PI.

Na década de 60, a religiosidade do povo da comunidade do Junco acontecia por meio das desabrigas do Pároco da Matriz de Nossa Senhora dos Remédios Pe. Alfredo e outros  Padres que passavam pela cidade de Picos ( Amigos de Pe. Alfredo).

Por isso, vemos em toda essa realidade que vivenciamos a ação de Deus agindo em nós. As missas eram celebradas na calçada da Francelina do Sr Regino Isidoro ; Pois o Junco pertencia a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios em Picos .

A imagem de São Francisco de Assis, foi um desejo  da nossa comunidade que veio através da igreja Matriz de Picos ( Hoje Catedral ).

Com a construção da Capela de São Francisco de Assis , as famílias se fortaleciam na Fé, pela oração, pelo culto a Palavra de Deus, novenas e catequese... animados pelos leigos da comunidade.

Já na década de70, com a chegada do 3º BEC, na pessoa do  Capitão Eládio (Capelão) ajudou a comunidade doando bancos para nossa Capela e traziam famílias para congregar a nossa  comunidade Cristã. A Bíblia estava  sempre  no centro das reuniões. A catequese continuava bem forte, as novenas os Círculos  bíblicos, grupos de Jovens e o Teatro Franciscano, no inicio de 1975 chega as Irmãs Missionárias de Jesus Crucificados para ajudar na missão evangelizadora; em setembro do mesmo ano, Picos ganha com a graça de Deus, o Bispo Dom Augusto Alves da Rocha, que como Pastor nos organizou com a finalidade de tornar nossa  Capela em uma Paróquia.

Com a colaboração das Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado, do Pe. Mario Roussiê, Pe. Alfredo e dos Cristãos leigos, a comunidade do Junco, Concretizou o seu sonho, atendendo assim, a sua necessidade como filhos e filhas de Deus como a criação da Paróquia de São Francisco de Assis, em 10 de Janeiro de 1982, tendo como o primeiro Pároco, o Italiano, Pe. Erminio Pegorari ( In  memoriam) .

Resumo da História da Paróquia de São Francisco de Assis
Autora do Texto: Ducarmo Meneses