17 de dezembro de 2017

Paróquia do Junco realiza Assembleia Pastoral

Neste sábado 16 de dezembro de 2017, foi realizado Assembleia de Pastoral Paroquial. A assembleia aconteceu de  08:00 as 17:30, na Igreja de São Francisco de Assis  e reuniu os membros dos Conselhos: Econômico, Pastoral e Comunitário.

Assembleia de Pastoral Paroquial tinha os seguintes assuntos em pauta: Ano Nacional do Laicato, 14ª Romaria da Terra e da Água no Piauí; Estudo da Encíclica pós Sinodal do Papa Francisco: Amoris Laetitia (Alegria do Amor), sobre a família, avaliação dos trabalhos do ano de 2017 e calendarização das atividades do ano de 2018.

Os participantes, depois de credenciados, foram recepcionados com um café da manhã e direcionados para a igreja onde foram iniciados os trabalhos com um momento de oração, conduzida pelo  pároco, Padre Sebastião Francisco dos Santos. Logo após, foram feitas as apresentações das comunidades por setores, dos membros do conselho de pastoral paroquial e demais convidados, com participação do seminarista Fernando Pereira dos Santos e da irmã Luciene Maria de Carvalho, representado as irmãs de São José de Concórdia.

No primeiro momento da assembleia, a professora Oneide Rocha, falou sobre o ano Nacional do Laicato e estudo do documento 105 CNBB: “Cristãos Leigos e Leigos na igreja e na Sociedade. E o tema: Cristãos leigos e leigas, sujeitos na “Igreja em Saída”, a serviço do Reino e que tem como lema: Sal da Terra e Luz do Mundo (Mt 5, 13-14).

Os desafios enfrentados pelo leigo, e o agravamento da crise de fé, moral e identidade do cristão no mundo, os altos índices de desemprego, violência, corrupção, desigualdades sócias e econômicas. A missão do leigo é contínua e jamais deve cessar ou se resumir ao devocionismo, clericalismo, ou fechamento dos grupos na sua estrutura, sem dialogo com as demais pastorais ou as realidades exteriores”.

Em seguida o Padre Francisco de Assis Sousa, pároco da Paróquia de Sant’Ana e responsável pela coordenação de pastoral, a nível diocesano. Iniciou sua fala explicando sobre a importância da Romaria da Terra e da Água em nossa diocese.

A mesma que só acontece a cada quatro anos em uma respectiva diocese do Regional IV NE, propondo assim uma reflexão acerca de como estamos cuidado dos bens que Deus colocou a nossa disposição. A última romaria da Terra e da Água foi realizada na cidade de Oeiras no ano de 2015. Em comunhão entre os bispos do nosso regional foi escolhida a cidade de Paulistana situada na diocese de Picos, para a realização da 14ª Romaria da Terra e da Água no Ano de 2018. A região escolhida se deu em função das características econômicas, sociais e das urgentes necessidades de um debate legítimo e solidário para com os problemas relacionados a terra e da água. Os grandes investimentos recebidos em nosso estado, como a energia eólica, energia fotovoltaica, produção de gás, mineração de ferro e a construção da ferrovia transnordestina, No entanto os vários problemas causados pelo desenvolvimento a qualquer custo, como a devastação da terra, a poluição dos rios, do ar, destruição das matas entre outros”.

Na parte da tarde o Padre Sebastião convidou o seminarista Francisco Ramires Barros Moura para refletir sobre Exortação Apostólica pós-sinodal Amores Laetitia.

A exortação pós-sinodal é uma reflexão da igreja a cerca da família e tem como objetivo estimular e apreciar os dons do matrimônio e valorizar a família. O Papa Francisco propõe que a igreja deve refletir com os pés no chão sobre o papel da família e do matrimônio, fundada sobre a unidade e indissolubidade.  O Papa apresenta caminhos pastorais a serem seguidos, destacando que a igreja deve anunciar a palavra de Deus a todas as famílias, principalmente aquelas que se encontram a margem da sociedade e afastadas de Cristo”.

A assembleia foi concluída com o Padre Sebastião, que elegeu por setores uma coordenação para a pastoral familiar, para a animação da Romaria da Terra e da Água e para o estudo da Encíclica pós-sinodal Amores Laetitia.