25 de fevereiro de 2018

Com o tema: “Fraternidade e superação da violência” Paróquia do Junco promoveu repasse da CF 2018

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, no dia 14 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade 2018, com o tema “Fraternidade e Superação da Violência”. O documento aponta formas e tipos de violência no Brasil, dando destaque às praticadas contra os negros, os jovens e as mulheres.

Neste Sábado, (23), das 14:30 as 17:00, a Paróquia de São Francisco de Assis, realizou no Salão Paroquial o Repasse da Campanha da Fraternidade 2018, organizado pela equipe que participou da capacitação pela Diocese de Picos, formada pela a Ir. Joseleide, Maria Ducarmo, Benedita, Isaquiel Monteiro.
A Ir. Joseleide da Silva, Irmã de São José de Concórdia ressalta. “Construir a fraternidade, promovendo a cultura da Paz, da reconciliação e de Justiça, à luz da palavra de Deus. Como caminho de superação da violência. Levar as pessoas a cultivar a cultura de Paz para juntos e unidos superar todo tipo de Violência”.

Segundo Isaquiel Monteiro, membro da equipe do repasse da CF 2018. “A nossa Igreja Católica sempre atenta a problemática social traz como tema da Campanha da Fraternidade muito atual, a saber: Fraternidade e Superação da Violência. Tendo como lema, "Vós sois todos irmãos" (Mt 23,8) A nossa Igreja Católica sempre muito preocupada com a expansão da violência, nos convoca a desenvolvermos uma cultura de paz, a fim de superarmos qualquer forma de violência. A CF está firmada sobre três colunas: o ver, o julgar é o agir. Conforme o texto base, os objetivos específicos, são: anunciar, analisar, apoiar, estimular, identificar, valorizar, identificar/acompanhar/reivindicar. Portanto, devemos fomentar a cultura de paz, a começar de nós mesmos. Em nosso lar, na rua no trabalho, na comunidade. Demo-nos as mãos e juntos lutemos por um mundo melhor. No qual possa haver o perdão e o diálogo em vez do derramamento de sangue.”

O encontro contou com a  participação dos representantes das Pastorais, Grupos e das Comunidades da paróquia, estudaram e refletiram sobre a proposta da Campanha da Fraternidade. Agora, os participantes disseminaram as ideias assimiladas para suas respectivas Pastorais e comunidades.