31 de março de 2018

Celebração da Sexta-feira Santa da Paixão do Senhor


Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão, dia de jejum e abstinência, é a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação e morte de Jesus. Neste dia não há celebração da missa e não se ministram outros sacramentos. Tradicionalmente é celebrada uma ação litúrgica composta por quatro partes: A liturgia da palavra, com o relato da Paixão, adoração da Cruz, oração universal e distribuição da comunhão.

Na tarde desta Sexta-Feira Santa (30), as 14h, aconteceu a  Via Sacra dentro da igreja de São Francisco de Assis , às 15h, Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em seguida, beijo da Cruz e procissão do Senhor Morto.

Em sua  homilia o Padre Sebastião Santos, lembra  os três momentos importantes da liturgia.  “ Os três momentos são: 01- O julgamento de Jesus, 02-A condenação , 03-Crucificação de Jesus . Jesus foi condenado, mais condenado injustamente  , a primeira prerrogativa dos sumo Sacerdotes era de que Jesus deveria morrer  simplesmente pelo o fato de dizer que era filho de Deus, essa foi a prerrogativa dos sumos Sacerdotes, simplesmente pelo fato dele dizer que era filho de Deus, e ainda nos ensinou a chamar  Deus de Pai, através da oração do Pai Nosso.

Na adoração de Cristo na cruz os fiéis fizeram uma longa fila para o beijo da cruz. Por fim foi o momento do encontro com Cristo Eucarístico no rito de Comunhão.

Logo após foi meditado as últimas Sete Palavras de Cristo. Em seguida os piedosos devotos recordaram os passos de Jesus rumo ao seu julgamento e condenação através da via-sacra em procissão pelas ruas  do Bairro Junco.
No Sábado (31) de Aleluia é véspera da Páscoa, as 20hs na Igreja de São Francisco Assis, acontece a vigília na esperança da ressurreição de Cristo. Nas celebrações litúrgicas, é o dia em que se acende o Círio Pascal, uma grande vela. É também no sábado santo que os cristãos católicos renovam suas promessas de batizados.


Matéria: Pascom Junco





0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...