30 de março de 2018

Fiéis participam da celebração da Ceia do Senhor e lava pés


A Paroquia de São Francisco de Assis no bairro junco, celebrou à tradicional Missa de Lava Pés nessa quinta-feira (29). A Liturgia foi Presidida pelo Padre Sebastião Sousa  que durante a  eucaristia relembrou o ato de Jesus lavando os pés dos discípulos, simbolizando a humildade. Este ano foram escolhido para lavar os pés doze representantes do terço dos homens.
O Evangelho de João 13, explica que durante a última ceia, Jesus já sabia que iria morrer, e por isso levantou-se da mesa, tirou a túnica, pegou uma bacia com água, amarrou a  toalha na cintura e começo a lavar os pés dos discípulos. Entretanto Simão Pedro recusar-se que o Senhor lave seus pés. “Não! o Senhor nunca vai lavar meus pés”, disse Simão Pedro. “Se eu não lavar os seus pés, você não terá mais nada a ver comigo”, fala Jesus.

Durante a homilia o Padre Sebastião Sousa, lembra a ceia de Jesus com seus discípulo “ Ao cair da tarde de quinta-feira, Jesus convida os dozes apóstolos para a última ceia, e ensinou no final de sua vida, muitas coisas que eles precisavam entender antes de sua subida. Na ocasião Judas aproximou-se de Jesus e ofereceu o beijo da traição”.

O Secretário do Apostolado da oração Felipe Reis, ressalta a importância da quinta-feira Santa para os fiéis. “Hoje  recordamos a intitulação da Eucaristia, ao mesmo tempo nos lembramos dos momentos finais de Jesus Cristo. Ele reuniu-se com todos eles e partiu o pão”.

Ao término da celebração, iniciou-se a Adoração ao Santíssimo Sacramento, onde os grupos da paroquia, reuniam-se para o momento de oração. Finalizando com a procissão do fogaréu, saindo da matriz do bairro.

PROGRAMAÇÂO

30/03/2018 – Sexta-feira Santa (DIA DE JEJUM E ABSTINÊNCIA)

CATEDRAL
13:45h....... Via Sacra
15:00h ...... Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em seguida, beijo da Cruz e procissão do Senhor Morto. Bairro

JUNCO
14:00h...... Via Sacra pelas ruas do Bairro saindo da Casa Paroquial.
15:00h ...... Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo; Beijo do Cristo na Cruz, Sermão das sete palavras, descimento do Cristo da Cruz e procissão com a Imagem do Senhor Morto.

Bairro SÃO JOSÉ
13:30h ...... Via-sacra saindo do bairro Ipueiras até a Igreja Matriz de São José Operário 15:00h ...... Solene Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Liturgia (Apostolado da Oração, Tedos Homens, Mãe Rainha) Canto (Jeferson e coral). - Após a solene ação litúrgica procissão com o Senhor Morto até o bairro Morada do Sol.


31/03/2018 – Sábado Santo

CATEDRAL
 20:00h...... Celebração da Vigília Pascal com Batismo de Adultos

JUNCO
20:00h...... Celebração da Vigília Pascal na Matriz do Junco

SÃO JOSÉ
19:00h...... Celebração Vigília Pascal na Matriz (Casais Paroquianos)

01/04/2018 – Domingo de Páscoa

CATEDRAL
07:00h......Missa no Bairro Aerolândia
09:00h .....Missa em Aroeiras do Itaim
09:00h .....Missa Pontifical da Páscoa na Catedral
10:00h...... Celebração de Batizados para Primeira Eucaristia
17:00h ...... Grande procissão do Senhor Ressuscitado, saindo da Catedral, encerrando com a Santa Missa na Catedral.

JUNCO
08:00h .....Missa de Páscoa em Valparaiso
10:00h......Missa de Pascoa em Geminiano-PI
16:00h......Missa de Páscoa em DNER
19:00h......Missa de Páscoa na Matriz do Junco e procissão com o Senhor Ressuscitado

SÃO JOSÉ
19:00h......Missa da Ressurreição na Matriz (Pastoral da Juventude)


Matéria: Pascom Junco  
 

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...