1 de abril de 2018

Vigília Pascal: Esperança da Ressurreição



Neste sábado (31), aconteceu na Igreja  de São Francisco de Assis, as 20hs a Vígilia Pascal. Deu-se início em frente a Igreja, com a benção do fogo.

A Celebração da Vigília Pascal é o centro da Semana Santa. Toda a quaresma e os dias santos preparam-nos para o momento culminante: o da Ressurreição. A celebração compreende quatro partes:

1)  A  liturgia da luz ou ‘lucernário’; 2) a liturgia da Palavra; 3) a liturgia batismal; 4) a liturgia eucarística.

Liturgia da luz:  Consiste na bênção do fogo, na preparação do círio e na proclamação do louvor pascal. O lume novo e o círio pascal simbolizam a luz da Páscoa, que é Cristo, luz do mundo. O texto do evidencia-o quando afirma que ‘a luz de Cristo (…) dissipa as trevas de todo o mundo» e convida a «celebrar o esplendor admirável desta luz (…) na noite ditosa, em que o céu se une à terra, em que o homem se encontra com Deus!’.

Liturgia da Palavra: propõe sete leituras do Antigo Testamento, que recordam as maravilhas de Deus na história da salvação e duas do Novo Testamento, ou seja, o anúncio da Ressurreição segundo os três Evangelhos sinópticos, e a leitura apostólica sobre o Batismo cristão como sacramento da Páscoa de Cristo. Assim, a Igreja, ‘começando por Moisés e seguindo pelos Profetas’ (Lc 24,27), interpreta o mistério pascal de Cristo. Toda a escuta da Palavra é feita à luz do acontecimento-Cristo, simbolizado no círio colocado no candelabro junto ao Ambão ou perto do Altar.
Liturgia batismal: é parte integrante da celebração. Quando não há Batismo, faz-se a bênção da fonte batismal e a renovação das promessas do Batismo. Do programa ritual consta, ainda, o canto da ladainha dos santos, a bênção da água, a aspersão de toda a assembleia com a água benta e a oração universal. A Igreja antiga batizava os catecúmenos nesta noite e hoje permanece a liturgia batismal, mesmo sem a celebração do Batismo.
Liturgia eucarística: é o momento culminante da Vigília, qual sacramento pleno da Páscoa, isto é, a memória do sacrifício da Cruz, a presença de Cristo Ressuscitado, o ápice da Iniciação cristã e o antegozo da Páscoa eterna.


As comunidades cristãs do mundo todo celebraram a Páscoa de Jesus, nesta noite recordamos as maravilhas de Deus na historia, renovamos e fortalecemos nossa fé.

Matéria: Pascom Junco 







1 comentários :

Edson Oliveira disse...

Graças a Deus a comunidade atendeu ao chamado não nosso, mas de Jesus para participarem em número maior que os anos anteriores. Glória a Deus!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...