19 de abril de 2019

Missa de Lava-pés na Paróquia do Junco relembra últimos momentos da vida de Jesus



A cerimônia de Lava-pés é uma tradição na Igreja Católica muito importante para os fiéis. A Missa de Lava-pés foi celebrado as 17hs desta quinta-feira (18) na Paróquia de São Francisco de Assis, relembrou os últimos momentos da vida de Jesus, a missa foi celebrada pelo  Pe. Sebastião Santos.

A missa também recordou a última ceia de Jesus, antes de sua morte. No rito da celebração de lava-pés, os 12 apóstolos representados pelo grupo do Terço dos Homens  tiveram seus pés lavados pelo Pe. Sebastião.
Ritual do Lava-pés

A Quinta-Feira Santa é conhecida por ser o dia em que foi realizada a Última Ceia. Juntamente com seus 12 apóstolos, Cristo já sabendo da traição de Judas e que sua hora estava por vir, fez a refeição com seus companheiros e logo após repartir o pão e o vinho, que simbolizavam seu corpo e sangue, o Filho de Deus pegou uma bacia, a encheu com água e com uma toalha em seu ombro, começou a lavar o pé de cada apóstolo, como demonstração de humildade e purificação divina.
“O povo de Deus tinha que participar e aprender a repartir, eles apreendiam alguma lição como a partilha. Memória nas sagradas escrituras quer dizer viver e reviver aquilo que aconteceu com Jesus. Eu vos dou um novo mandamento; que vos amei uns aos outros assim como eu vos amei, disse o Senhor. Jesus quer nos ensinar a ser serviço a unidade entre os irmãos, onde só o amor vence momentos de profunda reflexão.”. Disse Pe. Sebastião, pároco da Paróquia de São Francisco de Assis.

Edson Oliveira (Terço dos Homens) fala da importância desse momento .”Será um momento impar da nossa fé cristã, é o momento o Senhor serviu, o próprio Jesus nos demonstrou que ele não veio ao mundo para ser servido e sim para servir, e o momento do Lava-pés é o momento que ele nos dá um exemplo e a partir desse  exemplo que a gente deve seguir esse caminho, nós viemos ao mundo para servir uns aos outros como irmãos em cristo”.

Felipe Afonso(Seminarista)Ressalta a celebração do Lava-pés “Hoje de forma mais expressiva temos a celebração da Ceia do Senhor, essa celebração a gente rememora o momento que Cristo se transfigurou no corpo e no sangue, no pão e no vinho que a gente hoje conhece, é nesta celebração que a gente recorda a eucaristia dada por Cristo a todo povo de Deus, nesta perspectiva devemos compreender que o povo pela Eucaristia e pelo Sangue de Cristo é um povo renovado”.  

Logo após a Missa do Lava-pés aconteceu á Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Matéria: Pascom Junco 




0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...