2 de janeiro de 2020

Ano Novo: celebrações da Missa em Solenidade a Santa Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz

Nesta quarta-feira 01 de Janeiro de 2020,as 19:00  foi a realizado em Solenidade a Santa Mãe de Deus e Dia Mundial da Paz na Igreja de São Francisco de Assis, no bairro Junco-Picos-PI, presidida pelo Pe. Sebastião Santos, com a presença dos Seminaristas Amós Santiago e Fernando.

A Igreja Católica convida os seus fiéis a celebrarem a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, contemplando a figura de Maria, que deu o seu “sim” ao projeto de Deus para humanidade.
No início do ano, pedimos-Lhe a graça de nos maravilharmos perante o Deus das surpresas. Renovamos a maravilha das origens, quando nasceu em nós a fé. A Mãe de Deus ajuda-nos: a Mãe que gerou o Senhor, gera-nos para o Senhor. É mãe e gera sempre de novo, nos filhos, a maravilha da fé, porque a fé é um encontro, não é uma religião. A vida, sem nos maravilharmos, torna-se cinzenta, rotineira; e de igual modo a fé. Também a Igreja precisa de renovar a sua maravilha por ser casa do Deus vivo, Esposa do Senhor, Mãe que gera filhos; caso contrário, corre o risco de assemelhar-se a um lindo museu do passado. A «Igreja museu». Mas, Nossa Senhora introduz na Igreja a atmosfera de casa, duma casa habitada pelo Deus da novidade. Acolhamos maravilhados o mistério da Mãe de Deus, como os habitantes de Éfeso no tempo do Concílio lá realizado! Como eles, aclamemo-La «Santa Mãe de Deus»! Deixemo-nos olhar, deixemo-nos abraçar, deixemo-nos tomar pela mão… por Ela”. Ressaltou, Papa Francisco.

Nesta data também é celebrado o Dia Mundial da Paz, que foi proposto pelo Papa Paulo VI no ano de 1968, quando convidou todos os homens e mulheres a rezarem pela paz no mundo.

Na liturgia da 1º Missa do ano ficaram na responsabilidade da Catequese e o Grupo de Acólitos SAD.