26 de fevereiro de 2020

A Quarta-feira de Cinzas é Celebrada com a participação de vários fiéis na Paróquia do Junco

A Quarta-feira de Cinzas é uma data religiosa que tem grande significado para os cristãos, pois marca o primeiro dia da Quaresma. A Quarta-feira de Cinzas propõe uma reflexão sobre a fugacidade e a fragilidade da vida na Terra.

Outra tradição importante ligada a Quarta-feira de Cinzas diz respeito ao jejum e ao não consumo de carne. É uma tradição muito antiga e simboliza o sacrifício de Jesus Cristo em prol de toda a humanidade. Assim como  sacrifícios para manifestar sua comunhão e gratidão para com Jesus.

Nesta quarta-feira (26) aconteceu pela manhã a Missa de Cinzas, presidida pelo Padre Sebastião Santos, com a participação dos fiéis das comunidades da Paróquia de São Francisco de Assis, no bairro Junco-Picos-PI.

Jesus ensinando aos seus discípulos, também vai nos ensinando a observar os três  exercícios quaresmais .Oração, Jejum e Caridade, ele diz a Oração sem ostentação, não é preciso ser visto para poder rezar, mais rezar para ser visto, enxergado por Deus.”.Disse, Pe,Sebastião Santos.

Na quarta-feira de Cinzas, a igreja, no Brasil, inicia também a Campanha da Fraternidade 2020. É a proposta da igreja que nos convida a rever alguns aspectos da vida pessoal e social. Neste ano a atenção está voltada com o tema: “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” e o lema bíblico extraído de Lucas 10, 33-34: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”.

Campanha da Fraternidade (CF) é uma proposta evangelizadora da igreja católica desenvolvida na Quaresma em preparação para a Páscoa. Tem a missão de despertar o espírito comunitário e cristão, educar para a vida em fraternidade e renovar a consciência da responsabilidade social.
As cinzas são benzidas e entregues aos representantes das comunidades que vieram participar desta celebração pela manhã.