14 de abril de 2020

Pela 1ª vez, Paróquia do Junco celebrou a Semana Santa sem a presença de fiéis

A Paróquia de São Francisco de Assis realizou pela primeira vez em sua história as celebrações da Semana Santa sem a presença dos fiéis.

Neste ano, seguindo as determinações das autoridades de isolamento social  para combater á pandemia do Covid-19, as Missas da Semana Santa foram realizadas sem a participação dos fiéis, com a equipe de celebração reduzida e a transmissão pela Internet. Presidida pelo Pe. Sebastião Santos.
Os fiéis acompanharam as celebrações pelo Facebook da Paróquia “ FRANCISCO DE ASSIS”.

Pe.Sebastião Santos, fala sobre as celebrações sem a presença dos fiéis

“A pandemia viral que está se difundindo pelo mundo fez com que adotassemos uma postura religiosa tipicamente diferente das experiências anteriores, tais como, celebrar a semana santa e missas sem a presença física dos fiéis. No entanto, encontramos uma maneira de amenizar esta situação fixando nos bancos da Igreja fotografias dos fiéis e mantendo contato com eles pelos meios de comunicação social. Quero que permaneçamos "firmes na fé, fortes nas tribulações e perseverantes na oração " como afirmava o Apóstolo São Paulo.

"A semana Santa desse ano foi vivenciada de uma forma bem diferente. Enquanto, em anos anteriores as celebrações eram realizadas com a Igreja repleta de fieis, tinha as via-sacra, procissões e esse ano não teve nada disso, por conta da pandemia que assolou o mundo inteiro. Foi triste não poder sentir o calor humano de um abraço ou um aperto de mão como cumprimento. Confesso que no primeiro momento, isso abalou o meu coração, porque é um período único, mesmo muitos não entendendo o significado, eu como Ministra da comunhão eu sei falta que fez e faz. Ficar distante da Santa Eucaristia, do corpo de Cristo, tem sido duro para mim vivenciar isso. Mas agora é tempo de reflexão, se voltar a Deus e de lembrar do sofrimento de Jesus por nós. Se pararmos para pensar, é tão pouco o que temos que fazer pelo próximo agora. Mas, é desse pouco que o mundo está precisando. De um pouco de humildade, de solidariedade, do olhar e do cuidado para os que nem ao menos conhecemos. Junto à ressurreição de Cristo, surge à esperança de que a humanidade se una par ver um mundo melhor. Espero que depois que tudo isso passar, não esqueçamos o que vivenciamos ”. Ressaltou Auristela Sousa – Ministra da Eucaristia- Paróquia de São Francisco de Assis.

O canto ajuda-nos a melhor celebrar a Liturgia da Missa, e quando cantamos, rezamos duas vezes. Mas esses dias cantar não está sendo uma tarefa fácil, principalmente aqui no Junco, pois sempre comentamos que o povo de nossa paróquia sempre é muito participativo e bastava apenas iniciar um canto que toda a assembleia já cantava. O coral estava apenas como apoio, para dar embasamento ao canto. Mas seguimos firmes e confiantes que logo vamos todos estarmos juntos celebrando normalmente as nossas celebrações.”  Disse, Marcos Mateus – Apostolado da Oração e Conselho Paroquial.

“Estamos vivenciando uma fase de muitas fases. Em um pedaço do caminho fomos obrigados a interrompê-lo e de repente a falta de tempo no mundo inteiro nos fez voltar para casa, tendo de cumprir uma quarentena que coincidentemente já estávamos vivendo o tempo quaresmal. Desse modo, tivemos de nos adaptar a um novo tempo de ser igreja doméstica rezando mais com a família, trazendo os rituais da igreja templo para dentro de casa. E assim realizamos via sacras, procissões, domingo de Ramos, e todos os momentos da quaresma de um modo diferente à nossa tradição. Tudo isso, devido a algo invisível, onde o medo e a responsabilidade consigo e com o próximo, se aliaram às famílias minimizando a presença dos fiéis nos templos, fora de casa, priorizando a saúde e o bem estar coletivo”. Disse, Maria Ducarmo – Pastoral do Idoso e Apostolado da Oração.

DOMINGO DE RAMOS

FOTOS DA SEMANA SANTA