1 de março de 2022

Diocese de Picos se prepara para Quarta-feira de Cinzas e início da Quaresma

Nesta quarta-feira, 02, começa o período da Quaresma, sedo que, o tempo litúrgico tem início na Quarta-feira de cinzas e dura 40 dias.

O pároco da Paróquia São Francisco de Assis, padre Feliciano dos Santos Dias, faz uma reflexão sobre esse tempo vivenciado pelos cristãos.

" Toda a igreja iniciará na quarta-feira de cinzas, a abertura do tempo Quaresmal, com celebração das cinzas. Essa celebração  abre-se esses 40 dias em preparação para celebrar a páscoa do senhor. Então, os cristãos, os católicos são convidados a vivenciarem este tempo com as práticas da oração, jejum e a caridade que é bem forte nesse período do tempo Quaresmal.  Claro, que durante toda nossa vida, nesse período da Quaresma a igreja nos impulsiona, nos incentiva a vivemos esses momentos importantes para o nosso crescimento espiritual", refletiu o Padre Feliciano.

Todavia, no período Quaresmal, é lançado a Campanha da Fraternidade, que no ano de 2022, traz o tema: Fraternidade e Educação.

Padre Feliciano reflete sobre a temática. "Na Quaresma todo o ano tem a vivência da Campanha da Fraternidade, quando a igreja escolhe uma temática bem pertinente a vida social e que precisa de uma reflexão sobre tal realidade como o caso deste ano que temos como tema: Fraternidade e Educação. Evidentemente, vendo este contesto da educação no período da pandemia que foi uma perca muito grande, muita gente ficou sem ir a escola, sem ter a oportunidade do aprendizado, digamos assim, de uma forma sistematizada, ligada a Educação, e por isso merece uma reflexão nesse sentido. É claro, que a Educação é muito ampla, não é só no sentido da escola, a Educação em cristo , também nas famílias, sobre tudo nesse período da pandemia e dai uma grande necessidade dessa reflexão", frisa.

O padre Feliciano, ainda fala da dificuldade que a igreja terá de vivenciar a Campanha da Fraternidade nesse período da pandemia, e lamenta.

"Pena que nós estamos ainda vivendo nesse contexto pandêmico, e por isso teremos dificuldade na vivência na Campanha da Fraternidade, sobre tudo, nos aspecto das formações. Durante esses períodos nas igrejas nós temos um material que é preparado pela igreja, como: os encontros Quaresmais que era feito nas famílias, com envolvimento das pastorais, nos grupos de movimento e esse ano não vai ser possível. Infelizmente este ano não está sendo possível , mais a gente está também, incentivando as pessoas para que possam realizar os encontros nas suas famílias, nas casas , nas pastorais , nos grupos , na igreja, exatamente para a gente tentar nesse contexto não deixar passar esse tempo tão oportuno sem uma boa reflexão sobre a temática que será trabalhada pela Campanha da Fraternidade neste ano", concluiu padre Feliciano.

Programação da Quarta-feira de Cinzas na Diocese de Picos

Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios (Catedral):

09h00 – Missa na Catedral;

09h00 – Missa em Fátima do Piauí;

17h00 – Missa na Igreja São Judas Tadeu;

17h00 – Missa na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus;

19h00 – Missa na Catedral;

19h00 – Missa na Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Paróquia São Francisco de Assis (Bairro Junco):

08h00 - Missa na Igreja São Francisco de Assis com a presença das comunidades;

19h00 - Missa na Igreja São Francisco de Assis.

Paróquia São José Operário (Bairro São José):

08h00 -Missa na Igreja São José Operário;

19h00 - Missa na Igreja São José Operário.