24 de abril de 2012

São Jorge

image

Falar sobre esse santo propagado pela Igreja, que se propõe de certa forma tão paradoxal, pelo fato de sua difusão e ao mesmo tempo paira no ar uma duvida de sua existência, nos permite indagar sobre a sua existência, e sobre a sua relação com o cristianismo.

De inicio sabemos que existem evidencias de uma existência histórica de um soldado romano que vivia na palestina, chamado Jorge, lá pelos final do século II e início do séculos III d. C. Sabemos que ele exercia altas funções no tempo do Imperador romano Diocleciano. O que nos intriga é a coragem de Jorge em desrespeitar o imperador, quando este decide perseguir os cristãos.

Como um soldado de prestigio, e grandes honras foram propostos a Jorge que se ele adorasse, venera-se e sacrificasse aos ídolos, viveria com muitas honras e riquezas que desejasse ter, ou que se ele continuasse a defender os cristãos seria morto. Jorge manteve-se fiel e foi degolado e morto supostamente no dia 23 de abril do ano 300 d. C.

Com o perpassar de vários séculos foram surgindo inúmeras historias e estórias sobre Jorge. Muitas lendas apareceram sobre esse personagem tão intrigante, mas em todas as lendas e histórias fica o essencial: a luta de um homem em favor do amor e da Verdade maior: o seguimento a Jesus Cristo.

Foi um santo muito cultuado e que teve uma grande repercussão aqui no Brasil em seu culto nos anos de 1950 em diante. Aqui em nossa paróquia celebra-se São Jorge na comunidade do Assentamento União, onde percebemos muitos devotos que veem na figura de São Jorge, um personagem que lutou em defesa dos cristãos, que por sua vez torna-se motivo de inspiração ao seguimento a Jesus Cristo.

A intrigante e vida desse jovem soldado romano, nos faz perceber, a essência do verdadeiro cristão, que mesmo preso a um sistema, como no caso de Jorge que era soldado romano e com uma vida de honras e glorias, luta pelos ideais de verdade a tal ponto de deixar tudo e morrer por uma causa nobre.

Apoiemos-nos, nas verdades de Jesus que nos ensina de forma clara e evidente o Caminho, a Verdade e a Vida.

ORAÇAO

SENHOR DEUS VOS PEDIMOS POR INTERMEDIO DE SÃO JORGE, A GRAÇA DE SERMOS FIRMES NOS PROPOSITOS DE CRISTO, VOSSO FILHO, AFIM DE NÃO NOS ABALARMOS DIANTE DAS PERSEGUIÇÕES, DO MEDO, DAS AFLIÇÕES QUE NOS SURGEM. AMÉM.

image

RICARDO DE MOURA BORGES – FORMADO EM FILOSOFIA PELO ICESPI E ATUALMENTE CURSANDO HISTÓRIA NA UFPI.