27 de maio de 2023

Paróquia do Junco recebe relíquias do beato Carlo Acutis


Pelas mãos do padre Fábio Vieira, da diocese de Corumbá (MS), relíquias do beato Carlo Acutis estão andando por todo o Brasil desde que o jovem se tornou beato em 2020. No dia 25 de maio de 2023 esteve na Paróquia São Francisco de Assis. Para o sacerdote, a devoção ao beato Acutis “acrescenta muito”, sobretudo aos jovens, “porque ela é fruto dos nossos tempos”.

Carlo Acutis foi um jovem que levou uma vida de virtudes heroicas no cotidiano. Nascido na Inglaterra e criado na Itália, ele se tornou conhecido por documentar milagres eucarísticos ao redor do mundo e catalogá-los em um site que ele mesmo criou nos meses anteriores à sua morte. Ficou conhecido por sua alegria e por suas habilidades com o computador, bem como por sua profunda devoção à Eucaristia, que se tornou um tema central em sua vida. Carlo morreu com 15 anos, no dia de Nossa Senhora Aparecida, na Itália, devido a uma leucemia.

Padre Fábio Vieira, pároco do Santuário Nossa Senhora dos Remédios, em Ladário (MS), conheceu a história de Carlo em 2011, por meio de um encarte. Admirado pelo testemunho do jovem, pouco tempo depois padre Fábio teve contato com a mãe de Carlo, Antônia Acutis, e logo começou uma profunda amizade que o levou a passar temporadas e uma jornada de um ano em 2020 na casa da família, por ocasião da pandemia na Itália. 

Os encontros com a família de Carlo aconteceram antes mesmo dele se tornar conhecido no mundo todo. O sacerdote esteve ao lado da família em todo o processo de beatificação na Congregação para a Causa dos Santos.  A beatificação de Carlo aconteceu após o reconhecimento de um milagre por sua intercessão que aconteceu no Brasil. O menino Matheus, de Campo Grande (MS), foi curado de uma malformação congênita conhecida como pâncreas anular após tocar uma relíquia de Acutis.

Padre Fábio passou por vários estados do nordeste e sudeste com as relíquias de Carlo: fios de cabelo e um pedaço da roupa que ele estava usando no dia de sua morte.

As visitas missionárias do presbítero mostram a sede que os jovens e o mundo têm de pessoas que vivem radicalmente a santidade. Para ele, Carlos faz a diferença ao resgatar os valores da catolicidade e de que é possível ser santo. 

“Carlo não vem mostrar nenhuma novidade, ele vem mostrar a possibilidade, como criança, como adolescente, como jovem, de voltar às suas origens e se prender àquilo que é essencial, não o que é periférico. É uma devoção que acrescenta muito porque ela é fruto dos nossos tempos. Ser santo é algo tão próximo, está aí. É o extraordinário no ordinário da nossa vida. Carlo mostra essa realidade de uma forma muito clara e, por isso, a devoção a ele é muito consistente”, diz padre Fábio, que hoje tem a missão de dirigir espiritualmente os devotos de Carlo Acutis no Brasil.

Pascom Junco/ACIdigital


















0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...