9 de junho de 2023

Paróquia São Francisco de Assis celebra Corpus Christi com Missa e Procissão

Nesta quinta-feira (08), de junho, a igreja celebrou a solenidade de Corpus Christi na igreja São Francisco de Assis. A celebração de Corpus Christi sempre acontece 60 dias depois do domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. Presidida pelo Pe Feliciano Dias, concelebrado pelo Pe.Ermínio.

Corpus Christi

O próprio nome dado a este feriado já nos dá pistas sobre seu significado: “Corpus Christi”, em latim, quer dizer “corpo de Cristo”. Isto significa que o feriado foi instaurado como uma forma de celebrar o corpo e o sangue de Jesus Cristo, honrando sua morte e ressurreição. A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A Festa de “Corpus Christi” é a celebração em que solenemente a Igreja comemora o Santíssimo Sacramento da Eucaristia; sendo o único dia do ano que o Santíssimo Sacramento sai em procissão às nossas ruas. Nesta festa os fiéis agradecem e louvam a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Senhor se faz presente como alimento e remédio de nossa alma. A Eucaristia é fonte e centro de toda a vida cristã. Nela está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, o próprio Cristo.

A paróquia São Francisco de Assis, no bairro Junco em Picos, reuniu centenas de fiéis que lotaram a igreja matriz. A missa teve início às 17h, e em seguida a tradicional Procissão Eucarística pelas principais ruas do bairro.

Como de costume as ruas próximo da Igreja do Junco estava ornamentados com símbolos para receber a procissão de Corpus Christi.

Após um breve momento de adoração ao Santíssimo, foi dada a benção final. No rosto dos fiéis era fácil de ver a alegria de estarem mais uma vez participando da missa de Corpos Christi.