18 de setembro de 2023

Paróquia do Junco realiza Coletiva com a imprensa de Picos

Com o objetivo de divulgar os Festejos de São Francisco de Assis 2023, a PASCOM (Pastoral da Comunicação) da Paróquia do Junco, realizou nesta segunda-feira 18 de setembro, às 08:00h da manhã, na igreja de São Francisco de Assis, uma Coletiva de Imprensa, o padre Feliciano dos Santos Dias, lançou oficialmente a programação, que acontecerá de 25 de setembro à 04 de outubro, com o tema: "São Francisco, caminho de conversão”, 41ª festa do padroeiro São Francisco de Assis em Picos.

A abertura da festa terá início no dia 25 de setembro com uma Alvorada Festiva, as 4h30, e logo em seguida uma procissão com a imagem de São Francisco de Assis pelas ruas do bairro Junco, além do Hasteamento da Bandeira e um café da manhã partilhado.

Além das novenas às 19h00, na programação ainda haverá o Ofício de São Francisco de Assis ao meio-dia, , a Quermesse após a Novena/Missa e o Grande Leilão, no dia 30 de setembro.

O padre Feliciano, falou das expectativa e disse que espera que as pessoas saiam mais fortalecidos na Fé e na Esperança.

"A expectativa é que a cada ano, o número de pessoas cresça, e que saiam, mais fortalecidas na Fé e na Esperança. Este ano, trabalhando a temática ligada a conversão, então, nosso grande desejo e nossa expectativa, é que a as pessoas saiam daqui mais cheias de Deus, mais espirituosa, digamos assim, uma vez que teremos a grande oportunidade de todos os dias, durante o novenário, as celebrações, sendo oferecida a palavra de Deus para todas as pessoas", destacou Padre Feliciano.

Padre Feliciano, ainda explica sobre o tema escolhido "São Francisco, caminho de conversão”. "Nós sabemos, que a conversão ela é necessária para todos nós, as pessoas que estão caminhando a cada dia necessita da conversão, da mudança de vida, voltar ao ponto inicial, ao dia do batismo. Essa temática ligada a conversão, ela é muito importante para que a gente possa continuar a nossa caminhada como povo de Deus, sempre na certeza que todos nós necessitamos da conversão, inspirados em Francisco, na sua vida mostrando muito bem seu caminho de conversão, e o quanto Francisco colaborou para que a igreja se convertesse, para que as pessoas mudassem, para que o bem pudesse ser colocado em primeiro lugar na vida da comunidade, na vida das pessoas", disse o padre Feliciano.

Representando as pastorais da paróquia São Francisco de Assis em Picos, Marcos Mateus, também falou da expectativa para a grande festa.

"A expectativa é muito grande, porque o festejo de São Francisco de Assis em Picos, ele tomou uma proporção muito grande. Não lembro o ano certo, mais quando, Dom Augusto estava em Picos, ele transferiu a festa de São Francisco de Assis, que era na Catedral, para o bairro Junco, então, deu uma visibilidade maior a festa de São Francisco de Assis desse período. Desde esse período até hoje a festa de São Francisco de Assis, vem aumentando cada vez mais, fazendo com que muitos devotos venham pagar suas promessas, venham no dia 04 vestidos de marrom,  e de pés descalços. É uma espiritualidade muito bonita, a espiritualidade Franciscana, porque São Francisco, ele é um santo que arrasta multidões, ele é o santo da humildade, o santo a pobreza. Então, por essa característica de São Francisco, os mais sofridos, os mais pobres da sociedade, eles veem em Francisco esse refugio, essa figura onde se assemelhar, que São Francisco ele se assemelhou ao Cristo, ao ponto da gente dizer, não sabia se Francisco era Cristo, ou se Cristo era Francisco. A expetativa é muito grande, de muita oração, de muita fé e muita devoção a São Francisco de Assis", frisou Marcos Mateus.

A programação completa da festa de São Francisco de Assis estará disponível no digital, nos canais de comunicação da paróquia São Francisco de Assis, Diocese de Picos, e nos veículos de comunicação, para que todos os devotos possam acompanhar as atividades da festa.