9 de dezembro de 2023

Festa de Santa Bárbara é realizada no bairro Parque de Exposição em Picos

Durante o período de 25 de novembro a 4 de dezembro, com o tema: Santa Bárbara, modelo de caridade, vocação e missão, o bairro Parque de Exposição, em Picos/ Piauí, realizou o novenário em honra a sua padroeira, Santa Bárbara. A abertura aconteceu na manhã do dia (25) de novembro, com uma alvorada às 5h30, seguida de café partilhado com os fiéis presentes.

Ao longo das nove noites, os fiéis contemplaram os mistérios do santo terço, meditado por alguns grupos, sempre às 18h, logo em seguida acontecia a celebração da palavra. No dia (4) de dezembro foi celebrada a missa solene da feste de Santa Bárbara, presidida pelo pároco da paróquia São Francisco de Assis, do bairro Junco, padre Feliciano Dias. Ao término da missa foi realizada uma apresentação, organizada pelos jovens da comunidade, que contou a história da sua padroeira.

Santa Bárbara de Nicomédia começou a ser venerada na comunidade Parque de Exposição no início no ano de 2004, segundo a moradora e devota de Santa Bárbara, Francisca Rosa explicou, “a devoção a Santa Bárbara começo no início do ano de 2004, onde por votação foi escolhida padroeira e logo tivemos a primeira missa no mês de outubro. Em novembro do mesmo ano tivemos o primeiro festejo. Para cuidar dessas atribuições foi criada uma coordenação de seis pessoas, eleitas no dia (7) de abril de 2005. Tudo isso com o apoio das irmãs de São José de Concórdia, que residiam no bairro e do pároco da nossa paróquia na época, Pe. Mauro. Iniciei na coordenação como segunda tesoureira e logo depois assumi como primeira tesoureira,” explanou Francisca Rosa.

Segundo os fiéis, que acompanharam o novenário de Santa Bárbara em 2023, avaliam de forma positiva a organização e a realização da festa de sua padroeira. Para Dulcimar, o festejo desse ano foi o mais bonito, “Para falar a verdade, eu dou nota 10. Foi o festejo mais bonito que eu já vi em 19 anos”, disse Dulcimar Bezerra, fiel e moradora da comunidade.

Para Francisca Rosa, que tem vivenciado todos os festejos dos últimos dezenove anos, esse foi o melhor.

Ao longo desses anos tivemos muitas dificuldades, como também conquistas e muito aprendizado. Nesses dezenove anos de festa sempre estive presente e colaborando para melhorar a caminhada de nossa igreja. De todas as experiências vividas em todos os festejos, posso afirmar que o desse ano de 2023 foi o melhor em todos os aspectos. Foi bem organizado, as equipes assumiram seus papéis com muito zelo e amor. Não foi cansativo e acredito que atingimos o nosso objetivo, chegando a superar todas as expectativas. Foi bastante inovadora a forma como foi conduzido e sentimos que acertamos quando escolhemos e confiamos nas pessoas envolvidas. Espero que mais pessoas possam ter sido tocadas e venham partilhar conosco seus dons e carismas", resume Francisca Rosa.

O empenho e a união das pastorais em ter uma igreja viva no seguimento a Cristo, faz do bairro Parque de Exposição uma comunidade com os corações ardentes e pés a caminho na missão.

Peça teatral