13 de abril de 2024

Líderes da PPI da paróquia São Francisco de Assis em Picos, participam de capacitação da Atualização do Sistema

Na manhã deste sábado, 13 de abril, os líderes da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), da Paróquia São Francisco de Assis da Diocese de Picos, participaram, de uma capacitação para Atualização do Sistema (SIGPPI).

A capacitação aconteceu no salão paroquial na matriz da paróquia São Francisco de Assis, no bairro Junco, em Picos.

A coordenadora diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Nilvia Carvalho, que explicou sobre a capacitação e destaca que os líderes e idosos precisam estar cadastrados no sistema e informou que no primeiro momento foi apresentado para os líderes como funciona o sistema. Nessa etapa foi realizada a primeira parte do cadastro, orientando os líderes.

É uma atualização do sistema. No momento a gente faz uma rememória na capacitação de líder, e depois passamos para a questão do sistema, porque agora a Pastoral da Pessoas Idosa, com a Pastoral da Criança, trabalha com aplicativo e sistema. Então, todos os líderes e idosos precisam está cadastrados para que realmente eles estejam na pastoral",

"Vamos ajudar a cadastrar os líderes. Primeiro a gente cadastra a coordenadora, e a coordenadora cadastra os líderes para que os lideres cadastrem os seu idosos. Então, nesse primeiro momento a gente apresenta um pouquinho o sistema, como ele funciona, e faz um primeiro momento de cadastro, o que conseguirmos fazer no tempo. Nesse encontro a gente já consegue deixar a maioria cadastrados, e já consegue fazer com eles pelo menos o cadastros de um idosos para que sigam fazendo sozinho", disse Nilvia Carvalho, coordenadora diocesana.

Além da explicação sobre o Sistema, Nilvia Carvalho, falou sobre como funciona o trabalho dos líderes no serviço do cuidado com os idosos..

Pastoral da Pessoa Idosa, trabalha com visitas, prevenção e também acolhimento, levando alegria para nossos idosos, que precisam conversar com eles um pouco, e escutar muito mais. No aplicativo do líder tem algumas perguntas, para saber como eles estão, na questão de saúde, acompanhamento, e as necessidades deles", afirma Nilvia Carvalho.

Questionada sobre como os líderes devem agir em caso de irregularidade no lar dos idosos, Nilvia Carvalho, pontuou que eles são mediadores.

Líder da pastoral na verdade é aquele mediador, ele deve faz a ponte, a gente como líder da pastoral, nós não devemos tomar a frente de resolver, mas, fazer a ponte daquele problema junto aos órgão responsáveis", destacou.

Para finalizar, a coordenadora Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Nilvia Carvalho, pede o poio dos padres para reativar a pastoral nas paróquias.

"Estamos pedindo aos padres que tenha essa missão, porque a gente precisa reativar a pastoral de todas as paróquias e pra isso precisa ter essa atualização do sistema, mesmo que aconteça que tenha os líderes, que eles façam as visitas, mas, se não tiver no sistema da pastoral não é válido para questão da pastoral nacional", concluiu.

Fonte:canal121