14 de junho de 2025

PPI da Paróquia São Francisco de Assis, em Picos, realiza encontro para estudar o Estatuto da Pessoa Idosa

 

Na manhã deste sábado, 14 de junho, os líderes da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), que atuam na Paróquia São Francisco de Assis da Diocese de Picos, estiveram reunidos para estudarem o Estatuto da Pessoa Idosa. O encontro aconteceu no salão paroquial no bairro Junco, zona leste da cidade de Picos.

A coordenadora da PPI da paróquia São Francisco de Assis, Gertrudes Oliveira, relatou sobre a escolha do tema.

"A coordenação Diocesana nos deu liberdade para nós escolhermos o tema e escolhemos o Estatuto da Pessoa Idosa, porque nós trabalhamos com o idoso, precisamos saber quais são os direitos que eles tem no Estatuo. Nós precisamos estudar esse Estatuto para poder nas visitas aos idosos ficarmos acompanhando, observando se estão vivendo com dignidade esse direito. Então, a gente escolheu também por conta disso, o acompanhamento ao direito ao idoso, mais também no momento em que nós estamos no mês de junho, que e o mês de Combate a Violência contra a Pessoa Idosa. Todo mês de junho, nós estamos trabalhando nessa perspectiva e também dentro do Estatuto tem a questão que a pessoa idosa é um compromisso de todos nós, não só da família, é responsabilidade da família em primeiro lugar, mais também do poder público e da sociedade. O Estatuto diz que se a gente ver um idoso sofrendo maltrato, e a gente se calar, nós também podemos ser punidos em relação a isso", ressaltou Gertrudes Oliveira.

A voluntária da Cáritas Diocesana de Picos e membro do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Josina Ramos, foi convidada para debater sobre o assunto. E na ocasião, ela falou da importância dos líderes para garantir os direitos dos idosos.


"Os líderes  das pastorais sociais são fatores muito importante nessa garantia de direito, na fiscalização, porque, eles visitam os idosos, eles são o Sal da Terra e a Luz do Mundo, no momento em que estão em atividades com a pessoas idosas, e eles precisam se apropriar do que é garantido por lei, o que é direito, os crimes, como eles acontecem, como deve ser enfrentados e como devem ser denunciado", destacou Josina Ramos.

 


A coordenadora Diocesana da Pastoral da Pessoa Idosa, Nilvia Carvalho, esteve presente e na oportunidade ela falou sobre o Sistema (SIGPPI). 

" Nós auxiliamos com a questão do Sistema (SIGPPI), porque muitos tem dificuldade com a questão do Sistema,  de enviar as produções, de cadastrar a pessoa idosa e nós tiramos um pouquinho do particular de cada um para está tiramos essas dúvidas para que eles possam trabalhem melhor nessa missão", pontuou Nilvia Carvalho, 

 




A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), tem como objetivo atuar em prol dos idosos, garantindo, assim, seus direitos. Os líderes da PPI, fazem visita domiciliar para acompanharem de perto a situação que vivem os idosos.

 Fonte: Pascom Junco










0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...