5 de outubro de 2016

Milhares de pessoas participaram da 34ª Festa de São Francisco de Assis

Milhares de pessoas participaram da 34ª Festa de São Francisco de Assis que aconteceu no última terça-feira 04/10, no pátio da igreja matriz da Paróquia do Junco, Picos-PI, teve início às 07:00h da manhã. Foi presidida por Plínio José Luz da Silva, bispo da Diocese de Picos e concelebrada pelos padres: Antônio Barbosa (Toinho), David Barros, Adalto Vieira, Francisco Pereira (Chiquinho), Abimael Nascimento e Sebastião Santos  - pároco da Paróquia São Francisco de Assis.

Este ano foi refletido o tema "Com São Francisco cuidemos do Mundo que Vivemos", e como lema “Casa Comum, Nossa responsabilidade”. A celebração foi muito participativa, deixando em meio familiar uma mensagem muito cristã positiva de como deve-se agir para ser um bom cristão à exemplo de Francisco, onde aprende-se o que ser solidário é a identificação com a pobreza e com o pobre: ser solidário é ser irmão e irmã de todos, ver o mundo com os olhos de Deus.

Dom Plínio José, ressaltou a historia de Francisco: “Ele era um jovem, filho de um comerciante rico lá de Assis, e tinha também as aspirações da riqueza, de ser importante, de ser destaque, mas Deus o desviou deste caminho e o colocou no caminho da humildade, da simplicidade. E ele encontrou uma riqueza maior, que hoje é compartilhada por todo o nosso povo que venera São Francisco como exemplo, santo modelo para suas vidas”. disse.

“Gratidão pela presença de vários fiéis que vieram das mais diversas comunidades e cidades da macrorregião de Picos, pessoas que vieram movidas pela fé e pelo testemunho de vida de São Francisco. Ele viveu em tudo a palavra de Deus e soube amar a Jesus Cristo a tal ponto de ser confundido com Jesus.” Ressaltou Pe. Sebastião, pároco.

Ducarmo Meneses, membro da coordenação do Festejo. “A Festa de São Francisco saiu como a coordenação planejou, e saiu muito melhor como planejamos, para coisas de Deus não precisa muito planejamento, o divino espírito santo é que atua, então tudo se torna bom, agradecemos a todos que colaboraram direto ou indiretamente, e pedir a benção de São Francisco neste ano, que a gente clama pelo meio ambiente, que trate e cuide do meio ambiente que é nossa casa, que é o tema da nossa festa”. Afirmou.

Padre Sebastião agradeceu aos que trabalharam em prol do festejo deste ano, os grupos leigos da paróquia, aos Meios de comunicação de Picos, a Policia Rodoviária Federal, o 3º BEC, a todos que contribuíram direto ou indiretamente nos Festejos de São Francisco.

Seguindo com programação dos Festejos de São Francisco de Assis, as 17:00hs, aconteceu  a procissão com a imagem de São Francisco de Assis pelos as ruas do bairro Junco, em seguida Benção do Santíssimo Sacramento na igreja.

E encerrando os Festejos de São Francisco de Assis 2016, com o Descerramento da Bandeira.
Logo após os agradecimentos e Sorteio do Rifão.

Os ganhadores do Rifão foram:
1º. Prêmio – 01 Kit de Mary Kay -  Ganhadora - Rejane Vieira da Silva- Bairro Junco- Picos-PI.
2º. Prêmio – 01 capacete - Ganhador -   Ronildo Borges – Teresina-PI.
3º. Prêmio - 01 Antena Parabólica - Ganhadora – Suzana Gomes Lopes - Bairro Junco - Picos – PI.
4º. Prêmio – 01- Liquidificador – Francisco Junior – Bairro Junco – Picos – PI.
5º. Prêmio – 01- Tela de Pintor David Loila - Aenio Douglas Santos Leal-  Teresina-PI.
6º. Prêmio – 01- Ventilador- Angelly Estefhany Bonfim da Silva- Parque de Exposição-Picos-PI.
7º. Prêmio – Moto POP 100 0km- Artelmo Costa Vieira-  Teresina-PI.

Sendo encerrado com agradecimento de Pe. Sebastião a todos as Pastorais e Grupos da paróquia, e as pessoas que contribuíram direto ou indiretamente nos Festejos, e aos fiéis que participaram dos Festejos de São Francisco de Assis 2016.

Imagens da Missa da Festa

Imagens Procissão de Encerramento